sexta-feira, 25 de março de 2011

Receita da Vovó

Desde pequena, passava a semana inteira pensando no que iria comer de sobremesa na casa da minha avó no almoço de domingo. Não tem nada de mais especial do que comida de vó. A minha avó materna (Dona Irene) sempre fez umas marmitas para a família inteira com doces e salgados feitos por ela, que começaram a ser mandados para as casas dos filhos, depois dos netos e até dos agregados da família. Todo domingo, a minha rotina na casa dela era almoçar depois de comer umas balinhas (que ela dava escondido de nossos pais para não levarmos bronca), comer sobremesa (que eu sempre repetia) e levar para casa a marmita, que sempre vinha com o nome do destinatário, carinhosamente embaladinha nos saquinhos verdes do supermercado. Isso sem falar quando eu ia passar férias na casa dela e ela fazia tudo o que eu gostava de comer. Coração de mãe é grande, mas de vó é maior ainda porque tem que caber mais gente (vó é mãe duas vezes, como diz a Dona Irene).


A torta de banana sempre foi disputadíssima na minha família. Eu lembro de ter lido uma crônica do Carlos Heitor Cony em que ele dizia que quando era criança tinha vendido a alma dele para o diabo para que tirassem ele de um castigo e ele pudesse comer uma torta de banana. Eu me identifiquei muito com a história porque, pela torta da minha avó, eu venderia minha alma para o diabo! A torta é super macia e a banana fica úmida na medida certa. Na parte de cima, o açúcar dá uma endurecida e fica crocante. Uma delícia é comê-la recém tirada do forno (a história que dá dor de barriga é história de vó, para não deixar os gulosos acabarem com a torta antes mesmo dela esfriar).
A execução da receita feita por quem entende do assunto (a minha avó) é perfeita, mas qualquer um que queira se aventurar, não vai precisar ter três filhos, seis netos e uma bisneta para poder fazer. A foto do post é resultado da minha primeira vez. 
Abaixo, segue a receita:





Ingredientes 

Para a massa:
3 xícaras farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de maizena
2 colheres de sopa cheias de margarina
1 colher de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de óleo

Para o recheio:
6 ou 7 bananas nanicas maduras
Açúcar
Canela
3 ovos

1 xícara de leite

Preparo:
Fazer uma farofa com os ingredientes secos. Adicionar o óleo e a margarina e mexer com os dedos. 
Numa assadeira untada, colocar metade da massa. Colocar uma camada de bananas fatiadas no sentido do comprimento (corte meio grosso) até cobrir toda a masa, adicionando o açúcar e a canela. Colocar uma fatia de banana bem próxima da outra.
Adicionar a outra metade da massa e colocar por cima os 3 ovos batidos com leite. Por cima de tudo colocar canela e açúcar e levar ao forno quente (médio) até dourar.


Nem preciso dizer que sou eternamente grata à minha avó não apenas pela receita, mas pelo amor com que ela fez essa torta para mim. E, claro, por tantas outras coisas que só o amor de vó explica. A Dona Irene faz hoje 88 anos. Parabéns, vó! 


Flá

2 comentários:

  1. Você esqueceu dos biscoitos de polvilho, Flá! Sempre tinha... E os saquinhos verder de mercado eram do Pastorinho! Meu deu uma vontade enorme de comer a torta, vou fazer aqui em casa esse fim de semana, já que ela não faz mais! A sua ficou com uma cara ótima!!!
    BJo!

    ResponderExcluir