sábado, 19 de março de 2011

Descoberta do Brasil


Se para alguns leitores esse post vai parecer banal e sem importância, tenho certeza que outros irão se solidarizar quando eu contar o que aconteceu.

Estava eu andando pelo centro e me perguntei: "Como pode Florença, uma cidade com tanta imigração e de pessoas das mais diferentes nacionalidades não ter uma grande propagação de restaurantes étnicos?". Devo alertar que até agora, não sou capaz de responder essa pergunta. Como hipótese, arrisco dizer que em um país com tradição gastronômica tão forte, os restaurantes étnicos não encontram aceitação. Confesso, porém, que esta resposta não me satisfaz completamente.

Curioso que se por um lado é díficil encontrar restaurantes étnicos, por outro, aqui em Florença é fácil encontrar lojinhas de produtos indianos, árabes, chineses, russos e latino americanos. Já vi latinha de refrigerante Guaraná Antártica até no supermercado e a caipirinha é um dos drinks mais populares dos bares. Todavia, para a minha decepção, nada de comida brasileira. Mesmo um apaixonado pela comida local às vezes sente saudade dos pratos típicos do seu país. Claro que eu não sou a exceção da regra. Sinto muita saudade da combinação "arroz, feijão, bife e farofa", churrasco, suco de maracujá, pão de queijo, acarajé, e como uma boa paulista, também sinto falta de comida japonesa e árabe, o que não deixa de ser cômico.

Para a minha surpresa, hoje descobri um pouco do Brasil aqui na Itália. Uma lanchonete que vende coxinha, pastel, kibe frito, empadinha e brigadeiro... enfim, uma miragem!

O lugar tem uma decoração de gosto duvidoso, mas que não espanta os clientes que aparecem em busca de lanches estrangeiros, já que o cardápio também conta com uma grande seleção de pratos norte-americanos, como os populares sanduíches de bagel.

Ao ver esses salgados no menu, perguntei à vendedora se era tudo verdade. Com dificuldade para pronunciar os nomes dos petiscos, a italiana confirmou. Logo, pedi uma coxinha esperando o pior, mas ao invés disso, recebi o salgado do jeitinho que guardava na memória: casquinha seca e crocante, massa macia e recheio de frango desfiado bem temperado. Um detalhe importante é que a coxinha foi frita na hora, o que sem dúvida garantiu a textura do salgado. Para acompanhar pedi um Guaraná Antártica.



Coxinha + Latinha de Guaraná = só 3 euros!
Não é uma emoção?

Fica na: Via Faenza, 64
Firenze

Nenhum comentário:

Postar um comentário