sexta-feira, 4 de março de 2011

360 graus no Schilthorn (Piz Gloria)


(foto do site oficial)

No Natal, eu e meu namorado ganhamos de presente dos meus tios: um passeio para o Schilthorn, uma montanha de 2970 metros de altura nos Alpes Suiços. Do topo, em um belo dia, é possível ver as mais famosas montanhas do país como Titlis, Jungfrau, Monch, Eiger e Mont Blanc. Legal, né?

O caminho até lá já vale o passeio, pelas lindas paisagens dos alpes suíços. A chegada ao Schilthorn através dos bondinhos é emocionante. Afinal, os projetos de construção de uma ferrovia até o Schilthorn existiam já no final do século 19, só que a geologia e tecnologia da época não permitiam a sua construção. Muitos projetos foram feitos com a idéia de transformar um dos pontos mais lindos da Suíça, que antes era apenas acessível a experientes alpinistas. No entanto, os projetos se mostravam sempre improváveis. Até que em 1967 um grupo liderado por Ernst Feust superou as dificuldades técnicas e financeiras do projeto e construiu o mais longo aerial cableway do mundo. Não satisfeito com um record, idealizou a construção do primeiro restaurante giratório a 3000 metros de altura.


O topo é tão surreal que virou set de filmagem para o filme On Her Majesty's Secret Service, de ninguém menos do que James Bond. Então, já dá para ter uma idéia do panorama que você encontra lá. Quando eu fui, no meio do inverno europeu a temperatura era de - 10 °C e todo o lugar estava coberto por um longo "tapete" de neve. Talvez por isso que, desde 1928, lá aconteça a mais longa corrida de esqui, na modalidade down hill, do mundo (+ um record), conhecida como "Inferno". Quando eu fui, não tinha ninguém esquiando nessa parte da montanha por risco de avalanche (quanta emoção!). O Interessante é que a vista deve ser completamente diferente (e ainda assim maravilhosa) no verão.

O restaurante ser giratório permite fazer uma refeição com uma vista 360 graus do lugar. Lá pedi um Gimmelwalder Kalbsgeschnetzeites mit Rosti, isto é, pedaços de carne de vitela fatiados com cogumelos ao estilo Gimmelwald com batata rosti (que eu amo). Para acompanhar um prato tipicamente suíço, vinho tinto, também regional.






Agradeço meu tio Michael e tia Sissa que me apresentaram o rosti das montanhas ainda pequena e por esse inesquecível passeio!


Um comentário:

  1. Dani parabéns, seu blog está lindo e apetitoso!!!!Ai que vontade de viajar...
    Gde bju!!!
    Loren

    ResponderExcluir